segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carpe diem

A cada dia a porção idosa da população vem aumentando no cenário brasileiro e mundial. Eles têm conquistado mais espaço e ganhado mais preocupação e observação por parte de todas as pessoas.

Em países desenvolvidos a população está se tornando mais velha devido às melhorias na área da medicina, à inserção da mulher no mercado de trabalho e ao uso de meios contraceptivos que ocorreu com a geração anterior, diminuindo o número de filhos, e, conseqüentemente, o número de jovens. Já no Brasil isto virá a se concretizar nas próximas décadas.

Além das melhorias, que proporcionaram maior expectativa de vida para as pessoas, os idosos têm deixado suas vidas mais ativas, tendo maior participação na sociedade. As diferenças promovidas pela idade não têm sido mais um obstáculo para o lazer, esse estereótipo vem perdendo força.

Torna-se cada vez mais fácil encontrar idades diversificadas em academias, universidades, bares, festas, shows e até mesmo em salas de bate-papo.

A vontade de aprender conceitos novos deixou de fazer parte somente da vida de crianças e jovens, fazendo com que pessoas mais velhas procurem estar sempre se renovando e, com “sede de conhecimento”, aprendendo mais a cada dia. Essa vontade de conhecer coisas novas não se apresenta só na forma de estudo, como também na curiosidade de conhecer novos lugares, fazendo com que essa s pessoas viajem mais.

Aproveitar o tempo é um conceito que já existe há muito tempo e deve ser empregado sempre, independentemente da idade de cada um. Enquanto houver vida e saúde, deve haver vida e divertimento, ao gosto de cada pessoa.

Nenhum comentário: